Rafael Casqueira

  • Produtor musical
  • Arranjador
  • Guitarrista
  • Violonista
  • Professor de música

REALEASE PESSOAL

Rafael Casqueira, desde a infância mais remota, passou por experiências musicais constantes e diversas. Sua família é envolvida direta ou indiretamente com a música. Frequentou, desde a infância, grupos folclóricos que seus pais participavam, estúdios com seu pai, Marcus Leal, percussionista, shows com seu tio, Felipe Casqueira, produtor e empresário artístico de músicos como Cássia Eller, Nando Reis, Nação Zumbi, entre outros. 

Foi nesse panorama que se desenvolveu. Desde criança, demonstrando aptidão musical, participou de apresentações da escola e em pequenos eventos, até ter a oportunidade de se apresentar num programa de TV de talentos infantis da década de 90, chamado “Gente Inocente”, por volta dos oito anos de idade. E logo após, fez o curso de musicalização da UNIRIO em 2001, onde obteve seu primeiro contato com a teoria musical aos 10 anos de idade.

Em 2009, se formou no curso de produção musical da escola “Home Studio” com o professor Sergio Izecksohn e em 2011 ingressou no curso de arranjo musical da UNIRIO, onde se formou Bacharel em Arranjo/Produção Musical – MPB em 2017. 

Logo no primeiro semestre da faculdade, foi selecionado para participar de um reality show chamado “Geleia do Rock” no canal a cabo “Multishow” e, por esse motivo, teve que ficar aproximadamente dois meses fora da universidade, tendo desses dois meses morado um mês no estúdio “Toca do Bandido” do saudoso produtor musical Tom Capone gravando o programa. Em 2011, após o término do programa, formou uma banda de rock  denominada “TAI” como consequência de ter chegado até o final do programa. Tocou em vários festivais no RJ e fora como o Festival “MADA” – Música Alimento Da Alma em Natal/RN. 

O período do curso da universidade foi dividido com muitos shows, gravações, produções e trabalhos que começaram a exigir a sua especialização. Em 2014 teve sua primeira experiência como arranjador e produtor. Escreveu seu primeiro arranjo profissional para o EP do DJ Negralha (O Rappa) na música “Baila Baile”. Tendo sua primeira experiência gravando diversos instrumentos, escrevendo para naipes de metais, madeiras, cordas e coro. 

De 2011 até 2018 Rafael trabalhou em diversas músicas de artistas de diversos gêneros e tamanhos. Trabalhou com o produtor Sergio Santos, participou tocando guitarra/violão, cantando, escrevendo arranjos para diversos instrumentos, afinando voz, produzindo beats e vários outros tipos de trabalhos de artistas como: Fernanda Abreu, Lulu Santos, Mc Biel, Iza, Maria Gadú, Frejat, Um44k, Gloria Groove, Pablo Vittar, Di Ferrero, Alice Caymmi, entre vários outros. 

Em 2019, Rafael abriu o “Casca Estúdio”, em Jacarepaguá/RJ, continuando as produções de diversos estilos e em 2021 uniu sua marca ao HR Estúdio.

Open chat
Fale com a gente